Procurando uma brecha para dominar o complicado mundo das gravatas masculinas? Reunimos algumas diretrizes para garantir que seu guarda-roupa de trabalho esteja sempre perfeitamente combinado…
A gravata humilde e indiferente tem alguns anos complicados. Primeiro veio o bloqueio e nossas gravatas ficaram penduradas; meses se passando sem sequer um Windsor. Depois veio a revolução do trabalho em casa, quando eles sofreram o impacto dos nossos novos guarda-roupas de trabalho mais casuais.
Como combinar a gravata masculina com o terno插图

Mas as coisas estão melhorando. Com o homem moderno finalmente retornando ao escritório de forma mais permanente – e tentando separar mais uma vez sua vida doméstica e profissional – a gravata está de volta à moda formal. Infelizmente já faz tanto tempo que muitos de nós esquecemos até mesmo as regras básicas do acessório. É por isso que, para garantir que você não se confunda com a etiqueta da gravata, reunimos algumas orientações para garantir que você esteja sempre perfeitamente emparelhado…

Vamos começar de forma simples; cor. Uma regra geral quando se trata de escolher a gravata perfeita é que ela deve ser mais escura que a camisa. Dessa forma, ele vai se destacar no seu peito e chamar a atenção para o fato de você ter feito aquele esforço extra. Por que qual é o sentido de amarrar uma gravata se ela desaparece no fundo da camisa?

Combinar a cor da gravata com o terno é um pouco mais complicado. Você deve tentar encontrar uma gravata que combine com a vibração e o tom do paletó e da calça. Não é uma regra rígida – e, se o seu terno for de cor clara, a gravata ainda deve ser mais escura. Por isso, procure julgar cada caso individualmente, mas saiba que seu empate deve ser sempre complementar. É um acessório; não é a atração principal.

Se tudo mais falhar e você não conseguir combinar a tonalidade da gravata com o terno, basta encontrar uma cor semelhante. Se o seu terno for azul royal, opte por uma gravata azul marinho. Se sua camisa for verde-sálvia, opte por uma gravata verde-floresta. Atenha-se à mesma cor – embora em tons diferentes – e você não errará muito.

E você achava que as cores eram assustadoras. Estampas e padrões introduzem um novo ninho de problemas na hora de escolher gravatas. Porque a introdução de vários tons e designs em um acessório – seja através de manchas, listras, xadrez ou tartans – torna todo o processo muito mais difícil. Mas ainda pode valer a pena.

Se você está procurando uma gravata estampada, lembre-se de manter as coisas em segredo. Padrões altos são barulhentos – esteja você em um casamento ou no escritório. Em segundo lugar, siga a regra de dois. Você pode ter uma camisa estampada e uma gravata estampada, ou uma gravata estampada e um terno estampado, mas nunca os três. Em vez disso, escolha um padrão justo e sutil para jogar com segurança e sofisticação.

E, em terceiro lugar, atenha-se a um estilo de padrão. Se o seu terno for listrado, opte por uma gravata listrada. Se a sua camisa for xadrez justa, opte por uma gravata xadrez. Não misture.

A seguir, sobre um dos aspectos menos considerados da seleção do empate; a largura. Temos a tendência de optar por padrões ou tomar nossas decisões com base na cor, mas as proporções do seu traje de terno e gravata são uma parte igualmente importante desse quebra-cabeça do traje formal.

Felizmente, depois de todas as lacunas e exceções nos outros departamentos de gravatas, esta é bastante simples. Se o seu terno for justo e bem ajustado, opte por uma gravata mais justa. Se for de lapela larga ou trespassado, opte por algo mais largo, para não se perder na mistura bombástica. Quanto “maior” for o seu terno, mais larga deverá ser a gravata. Simples.

E, finalmente, combine esses materiais. Porque a textura é tudo; até mesmo a melhor combinação de cores desmoronará se você optar por usar uma gravata de lã tricotada com um terno de pele de tubarão. Felizmente, também existem regras rígidas aqui. Para ternos mais elegantes e chiques, opte por uma gravata de seda. Se for um terno de linho pronto para o verão, opte por uma gravata de malha ou de algodão texturizado.

Simplificando, quanto mais casual for o seu terno, mais casual será a sua gravata. As ofertas de seda brilhante ficam no topo da escala inteligente, e o linho ou a lã ficam na outra extremidade. Não seja pego usando uma gravata de malha quadrada com seu terno de negócios mais elegante e, vice-versa, mantenha seus acessórios de seda listrados longe de seus ternos de inverno de lã pesada.

By niel

Leave a Reply