Ao vestir terno e gravata, é a gravata que muitas vezes adiciona um toque de sabor ao traje geral.

Embora os ternos sejam tipicamente cinza, marinho ou preto e as camisas azuis ou brancas, é uma gravata masculina que adiciona um forte sotaque com sua cor e padrão.

Com tantas opções de gravatas, encontrar a gravata perfeita que combine pode ser complicado. Este artigo procura aliviar essa dor.
Como combinar uma gravata – 3 dicas para escolher sua gravata插图

Quando um homem combina uma gravata com uma camisa social e um terno, os três fatores mais importantes a serem considerados são

1) Padrão de gravata

2) Cor da gravata

3) Proporção da gravata

1º Fator de Combinação de Gravata – Padrão de Gravata
As gravatas vêm em vários padrões, desde listras, paisleys e xadrez xadrez.

Então, como você combinaria uma gravata estampada com um terno listrado e uma camisa xadrez? Quais são as regras para combinar padrões de gravata?

A regra para combinar padrões é que duas peças de roupa não devem utilizar o mesmo tamanho de padrão e, em menor grau, o tipo de padrão.

Por tamanho do padrão quero dizer que a distância entre as listras da sua camisa não deve ser próxima da largura das listras da sua gravata; ao fazer isso, você pode criar uma ilusão de ótica de movimento que o olho humano considera pouco atraente.

Portanto, combinar um terno listrado sutil com uma camisa xadrez maior e uma gravata estampada paisley intrincada é aceitável;

No entanto, usar o mesmo terno listrado e uma grande camisa xadrez com gravata listrada que imita muito a separação das listras do terno criará uma aparência questionável.

Esta regra se aplica ao combinar 3 ou 5 padrões e dos três fatores é o mais importante; um homem não usará uma gravata cuja cor não lhe agrada, mas muitas vezes tentará usar uma cuja cor seja agradável, mas o padrão esteja errado.

Observe que, para fins de correspondência de gravatas, não classificamos gravatas de cores sólidas como tendo qualquer padrão. Portanto, as regras de correspondência de padrões não se aplicam a gravatas de cores sólidas. Como resultado, você poderia combinar vários sólidos… a combinação seria chata, mas aceitável. No entanto, como o padrão não é um fator, as próximas duas variáveis são ainda mais importantes quando se considera uma gravata sólida.

2º Fator de Correspondência da Gravata – Cor da Gravata
Ao combinar cores, a primeira coisa que você deve fazer é olhar todas as peças juntas para ter certeza de que as cores estão em harmonia; se tiver dúvidas confie nas suas primeiras impressões e tente algo diferente.

“Convencer-se” de que algo combina pode permitir que você use, mas você não usará a combinação com confiança. Confie nas primeiras impressões – outras que você conhecer o farão.

Mas o que significa igualar e o que tem precedente em termos de prioridade?

Comece com o terno – é a maior peça de roupa e será a base do traje.
Em seguida, retire algumas camisas sociais de várias cores e padrões e certifique-se de ter duas que combinem com o terno.
Depois disso, retire algumas de suas gravatas favoritas; dando prioridade ao terno e à camisa, escolha uma gravata que combine com sua roupa.
A maioria de nós consegue perceber quando há um conflito entre cores – algo parece errado.

Se achar que a sua gravata não combina, não tente forçá-la; em vez disso, simplesmente substitua-a por uma gravata mais sutil.

Se não tiver certeza, a aposta mais segura é manter as tradicionais (mas um tanto enfadonhas) cores de gravata dos negócios. Vermelho não brilhante e, em menor grau, dourado e azul combinam com a maioria dos ternos escuros e combinações de camisas brancas ou azuis claras a médias.

Por fim, lembre-se sempre de que você deseja que a gravata destaque seu terno e camisa, e não os domine. Se a sua gravata dominar o seu terno, você pode apostar que ela também desviará a atenção do seu rosto.

3º Fator de Correspondência da Gravata – Proporção da Gravata
Embora muitas vezes não seja tão importante quanto o padrão ou a cor, a proporção pode desempenhar um papel na combinação quando uma gravata varia da largura padrão de 3,5 polegadas e é uma gravata estreita (menos de 3 polegadas de largura) ou excessivamente larga (mais de 3,75 polegadas). ).

Para gravatas finas ou largas é necessário levar em consideração fatores como a altura e o peso do indivíduo e a largura das lapelas do terno. Um homem magro e pequeno ficará elegante com lapelas finas e uma gravata fina, enquanto um homem grande com lapelas mais largas usando a mesma gravata estreita parecerá ridículo.

By niel

Leave a Reply