O guia do cara para escolher uma gravata masculina

Dependendo de seus interesses, escolhas profissionais e personalidade, sua aparência física e a maneira como as pessoas o percebem podem ser de importância primordial, a coisa mais distante de sua mente ou algo intermediário. Embora as escolhas de roupas nunca devam ser feitas pelo homem, a atenção aos pequenos detalhes, como o caimento de um terno e a gravata masculina que combina com ele, pode causar uma ótima impressão em possíveis empregadores, colegas de trabalho e novos parceiros de negócios.
O guia do cara para escolher uma gravata masculina插图

Considere as escolhas de moda como um investimento de baixa manutenção que pode trazer retornos constantes ao longo de toda a sua carreira. Este guia irá ajudá-lo a aprender a linguagem tácita da escolha de uma gravata masculina e explicará como transformar uma necessidade inconveniente em uma oportunidade para uma impressão impressionante.

Considerações Preliminares
Gravata borboleta vs. gravata
Como regra geral, as gravatas-borboleta podem ser combinadas com smokings em eventos formais e vistosos, como grandes casamentos, ópera e cerimônias de premiação para figuras de negócios ou celebridades de alto nível. Fora dessas ocasiões, uma gravata borboleta é arriscada. Isso pode fazer você parecer moderno e ousado, mas se esses não forem aspectos-chave da sua imagem e você não tiver colocado o resto da sua roupa no espremedor para combiná-la, você ficará desapontado.

Comprimento e largura
As gravatas são projetadas para homens de estatura média que usam calças na altura dos quadris. Em outras palavras, a menos que você seja muito baixo ou muito alto, ou queira usar calças acima do umbigo ou em volta das coxas, qualquer gravata padrão deve servir bem. A exceção a esta regra são as gravatas vintage, que podem variar de acordo com o estilo específico do designer. Nesse caso, lembre-se que 57” é o comprimento padrão e leve em consideração a sua altura antes de comprar uma gravata com comprimento maior ou menor.

A largura é importante, mas facilmente esquecida. A largura da moda tende a flutuar por década e de acordo com o grupo que você olha. Gravatas em torno de 3″ a 3½” em seus pontos mais largos são uma escolha sólida para a maioria dos ambientes formais. As mais estreitas são frequentemente escolhidas por homens jovens ou modernos.

Cor
A consideração básica final: a cor pode ser uma das escolhas mais difíceis de fazer. Se você está procurando um look básico, um terno preto e uma camisa branca combinam com quase todas as cores sólidas. As escolhas seguras são azuis claros ou escuros, verdes e outras cores frias. O vermelho também pode funcionar bem. Gravatas sólidas em laranja, amarelo ou rosa também funcionam, mas você deve se sentir confiante nelas como uma opção para usá-las. A vergonha e a autoconsciência arruinarão qualquer visual.

Mais escolhas
Padrões e listras
Se você quiser deixar seu visual mais elegante ou se simplesmente estiver tendo dificuldade para encontrar gravatas sólidas, você vai querer avançar para padrões e listras. Listras diagonais podem ficar bem em qualquer pessoa, mas você pode querer manter o resto de suas roupas em tons mais discretos se quiser um visual conservador. Certifique-se de que as cores das tiras combinem com o resto da sua roupa.

Os padrões podem ser uma forma eficaz de se destacar, mas não necessariamente no bom sentido. Certos padrões paisley podem fazer os homens mais velhos parecerem desatualizados e os mais jovens parecerem entediados, enquanto os padrões paisley de baixo contraste podem ser impressionantes. Um belo xadrez pode ser eficaz ou pode fazer você parecer um estudante britânico dos anos 1980. Bons padrões terão poucas cores – geralmente não mais que três – e cada cor deve combinar bem com pelo menos uma peça do seu look.